A Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa) transformou o seu site –
www.abexa.org.br
– em uma ferramenta para a promoção do artesanato brasileiro no mercado internacional, sobretudo, nos Estados Unidos, onde a arte popular do Brasil encontra grande aprovação, com diversas oportunidades de negócios.
Artesãos se inscrevem no site e, se aprovados, têm seus produtos divulgados gratuitamente, com fotos e informações sobre as peças, e direito à consultoria e apoio nas operações de exportação. Ao visitar o site, o comprador tem todas as informações necessárias para fazer contato direto com o artesão e, caso não encontre o produto desejado, a Abexa se responsabiliza por indicar a ele onde buscar a peça no mercado brasileiro. Todas as informações do site estão disponíveis em dois idiomas – português e inglês.
Criado para cobrir a lacuna de mercado deixada pela decisão da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), de não mais apoiar a promoção comercial externa do artesão brasileiro, o site tem tido cada dia mais acessos e adesão de artesãos e artistas. São mais de 15 mil acessos mensais, graças a uma gratuidade do Google Adwords, que permite à Abexa realizar o correspondente a U$ 10 mil mensais em propaganda, além de um e-marketing internacional realizado com 2 mil compradores da Europa e Estados Unidos cadastrados pela entidade.
A presidente da Abexa, Tânia Machado, explica que, no site, artesãos e artistas brasileiros, além de divulgarem seus produtos e casos de sucesso, de forma gratuita, podem ter acesso a tradings, comercial exportadoras e despachantes aduaneiros. Na plataforma, há ainda uma vasta biblioteca sobre o tema de exportação. “A Abexaconta ainda com uma gama de mentores voluntários que se dispõem a dar consultorias gratuitas para os inscritos no site”, acrescenta.
Ela informa que, apesar de não ter nenhuma participação nas vendas, a Abexa, a partir de agora, passará a acompanhar as comunicações entre ofertantes e demandantes, se colocando à disposição para solucionar pendências que, porventura, possam ocorrer. Para ela, outro ponto forte do site é divulgar o Brasil. “Para o comprador internacional, saber a origem dos produtos agrega valor à sua venda e, assim, a Abexa faz também esse papel de fazer o Brasil mais conhecido, além do eixo Rio – São Paulo – Brasília”, diz.
Sobre as Fotos
As peças cujas fotos ilustram essa matérias representam uma amostra da arte em madeira de Wantuil Gomes. Como se observa, são de rara beleza, criatividade e cuidadosa elaboração. Wantuil é morador de Araguaia, um distrito de Marechal Floriano, Espírito Santo, onde prevalece uma cultura com os traços marcantes da colonização italiana. Início da chamada região turística de montanha que, em seu núcleo, já conta com sofisticados restaurantes, hotéis, artesanatos e outros produtos do agroturismo.
Sobre a Abexa
Fundada em 2010, a Abexa é uma organização não governamental, que tem por finalidade a divulgação e a promoção do artesanato brasileiro no mercado internacional. A instituição é composta por artesãos, associações e cooperativas de artesãos, empresas do segmento artesanal e de suporte à exportação do artesanato, além de entidades diversas que colaboram para a promoção do artesanato brasileiro em países estrangeiros. Hoje, conta com 500 associados de todos os estados brasileiros e sua meta é atingir 2.000 até o final do ano.
Qualquer artesão/artista, empresa que trabalha com exportação, mentor pode se associar à entidade, gratuitamente, e a adesão também se dá pelo no site.