Sulivan Silva
Filme “Espírito São” é uma ode à religiosidade no Espírito Santo Histórias de fé de personagens e territórios espirituais do estado são apresentadas em documentário.
Depois de ser apresentado como um catálogo de fotos e textos com realização de exposição fotográfica e itinerâncias de pesquisa no Brasil e no exterior, o projeto “Espírito São” segue sua jornada com o lançamento de sua versão audiovisual. Dirigido por Léo Alves, cineasta e produtor cultural nascido no município de Muqui, o documentário “Espírito São: histórias de fé no norte do Espírito Santo” - um curta metragem de aproximadamente 19 minutos - terá sua estreia durante a 23ª Festival de Cinema de Vitória, no dia 17 de novembro, às 17h, no Teatro Carlos Gomes. A entrada é gratuita.
O documentário, rodado em São Mateus (ES), apresenta histórias de fé de três personagens e seus rituais sagrados e espirituais. São mestres da sabedoria popular que nos apresentam um caminho em que as ladainhas, as brincadeiras de Reis de Boi e as giras de Umbanda são apenas algumas das formas de viver esta jornada. A estreia conta com apoio do Festival de Cinema de Vitória, e o filme foi realizado com recurso do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
A obra também será apresentada nas três comunidades que receberam as filmagens do documentário, em São Mateus nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
O filme apresenta histórias como a de Dona Antônia. Sempre atenta a uma cantoria afinada e um gingado no pandeiro, ela é mestre de ladainhas na região norte do Espírito Santo. Comunicativa e alegre, expressa a devoção aos santos sem a preocupação com a materialidade das imagens: “O que manda é a fé, nosso santo faz milagre pra nós, mas não são esses de madeira... É o espírito.” diz com sabedoria.
Outro personagem é o senhor Antônio Nascimento, mestre de “Reis de Boi”, e também mestre do Jongo de Santo Antônio, da comunidade quilombola de São Cristóvão, localizada em São Mateus. Antonio expressa sua devoção através da liderança e do forte espírito comunitário.
E, por fim, a devoção de ‘Seu’ Antônio Galdino, filho de Santa Bárbara, mestre de “Reis de Boi” e benzedor. Ele diz conhecer o segredo das ervas e das rezas. Em seu centro de umbanda alivia as dores de todos que chegam pedindo ajuda. Dores do corpo, às vezes do espírito... Pro espírito ficar “São”. O projeto “Espírito São” é uma tentativa de resgate e de reflexão em torno da essência plural deste estado, que já tem “Santo” no nome, e que nos acompanha em quase todo ritual sagrado: no pai, no filho e no Espírito Santo.
Um estado de Antônios e Antônias, mas acima de tudo, um estado de Espírito. Segundo Léo Alves, diretor do filme, “o Espírito Santo está sempre investindo na busca da sua identidade e se descobrindo. A cultura capixaba, como o de todo o Brasil, possui vertentes visuais, sonoras e cognitivas, geram e afirmam símbolos, que passam pelo imaginário popular e coletivo, e ao mesmo tempo, pela memória afetiva que traz, reconta e constrói história e, principalmente, mostra a cara de vários estados em apenas um estado.
O filme “Espírito São” é exatamente uma ode à essa diversidade cultural capixaba expressa na sua religiosidade”. “Espírito São: histórias de fé no norte do Espírito Santo” é um documentário vinculado à multiplataforma homônima de pesquisa e produção de conteúdo multimídia, que busca mostrar e traduzir de maneira poética a relação de fé e histórias de pessoas com os santos no campo devocional.
O objetivo é desenvolver ações e produtos que envolvam este território espiritual e suas áreas afins a partir do viés educacional e cultural, principalmente no contexto das culturas populares do Espírito Santo.
Sobre o projeto Espírito São | multiplataforma “Espírito São” é um projeto multiplataforma de pesquisa e produção de conteúdo multimídia mantido por uma rede colaborativa que busca mostrar e traduzir de maneira poética a relação de fé e histórias de pessoas com os santos no campo devocional com o objetivo de desenvolver ações e produtos que envolvam este território e suas áreas afins a partir do viés educacional e cultural principalmente no contexto das culturas populares do Espírito Santo. O projeto surgiu em 2014 como um catálogo fotos e textos literários e, a partir de sua materialização, se desdobrou em uma exposição fotográfica e um documentário. Com a criação da multiplataforma a iniciativa pretende integrar outras ações criativas nos contextos mencionados, utilizando principalmente as novas mídias na realização de atividades como oficinas, seminários, itinerâncias em universidades e produtos como aplicativo, livros, filmes e web séries, proporcionando preservação da memória, do patrimônio cultural e o fortalecimento de identidades.
Programação: Vitória (ES) Filme: Espírito São: histórias de fé no norte do Espírito Santo Direção: Léo Alves 17 de novembro | 17h00 Teatro Carlos Gomes
São Mateus 24, 25 e 26 de novembro. Nas comunidades que receberam as filmagens do projeto
Informações: Isabella Baltazar (27) 981 081 000
isabellafecin@gmail.com
Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!