Por Paulo Gannam*
Produto garante sossego ao motorista na hora de encostar seu veículo, além de poupar suas rodas, pneus e calotas em manobras com e sem uso de ré
Não tem coisa pior do que você instalar aquela roda de liga leve novinha ou comprar um carro 0 km da concessionária e, de bobeira, chocar as rodas dianteiras ou traseiras na calçada não é mesmo? Tão desagradável quanto, é você aguentar as gozações dos outros que estão contigo no carro e ouvir aquele estrondo, quando a roda se choca na calçada e seus pneus ficam todos sujos de tinta. Daí vem aquele frio na barriga e todas as atenções do pessoal que passa por perto se voltam para você...
Pior ainda é quando você é acometido por aquele perfeccionismo que não te deixa sair do carro sem antes deixá-lo absolutamente alinhado paralelamente à calçada. Você fica manobrando por uma eternidade, enquanto os passageiros têm vontade de te enforcar: “Já está bom mãe, chega!”, alguns dizem.
Você pode ser ainda aquela pessoa perita em manobras, então cai a noite junto com uma chuva forte. Seus vidros e retrovisores embaçam e molham rapidamente, dificultando o encostamento/estacionamento – ninguém merece!
Você até pode ter investido num retrovisor tilt down, cujo preço hoje varia de R$300 a R$1.000, de acordo com o modelo. Mas ele não resolve quando você bate as rodas dianteiras na calçada na hora de encostar seu veículo nem te fornecem a distância exata em relação à guia, a não ser uma mera noção visual.
E talvez você não esteja nem um pouco a fim de fazer um tremendo investimento, ou tenha condições de adquirir carros com visão 360 graus, e/ou sistemas complexos de estacionamento semiautomático que você usa 2 vezes, uma para experimentar, outra para mostrar para o seu cunhado, e nos quais o processo de leitura dos sensores e acionamento dos movimentos é demasiadamente lento e irritante. Daí um motorista cola na sua traseira, começa a buzinar irritado com sua demora para estacionar numa simples vaga.
Pensando nessas situações é que surgiu o “Sensor lateral auxiliar de estacionamento que protege pneus, rodas e calotas junto ao meio-fio”. Para o inventor, que já dispõe da prova de conceito do produto feita em PIC e em Arduino, o principal benefício do produto é o fato de ser mais acessível e atingir um público mais amplo, seja pessoas de menor poder aquisitivo, seja aquelas de maior poder aquisitivo que não tem interesse em gastar horrores com produtos de estacionamento semi-automático e carros com visão 360 graus. “Em larga escala, o custo de fabricação do meu produto, por ponto, fica em torno 13 dólares”, compara Gannam.
O invento, que poderá vir de fábrica em veículos elétricos, permite o conhecimento antecipado e preciso de uma distância segura entre pneus/rodas e o meio-fio, proporcionando maior tranquilidade ao motorista, com uma margem de segurança ao estacionar o carro, eliminando aquele desgaste nos pneus e nas rodas por meio de arranhões, rupturas, manchas, etc.
“Este projeto agrega diversas vantagens, entre elas: praticidade, facilidade, tranquilidade e maior segurança àquelas pessoas que gostam de proteger seus carros o máximo possível, mantendo seu veículo sempre valorizado e bonito e sem micos! Ele é um salvador de rodas e um assistente de estacionamento, só que muito mais barato!”, garante.
Aqui você encontra vídeos bem legais em que o inventor fala de seu produto e demonstra o funcionamento dos pmvs:
https://www.youtube.com/watch?v=t8L4CbQZfXw
https://www.youtube.com/watch?v=mOBZNhIKrhU&feature=youtu.be
https://docs.google.com/file/d/0B4fAPURmJ9MkeDc0eVV5bVk0REU/edit?pli=1
Parceria – O produto já tem patente depositada e o inventor busca obter parceria com fabricantes, montadoras ou sistemistas, para realizar testes, industrializar e lançar o produto no mercado.
Outras invenções de Gannam
https://paulogannam.wordpress.com/
Email: pgannam@yahoo.com.br
Linkedin: https://www.linkedin.com/pub/paulo-gannam/51/1b0/89b
Facebook: https://www.facebook.com/paulogannam.inventionsseekinvestors
Google+: https://plus.google.com/+PauloGannaminven%C3%A7%C3%B5es
Twitter: https://twitter.com/paulogannam
* Paulo Gannam é formado em jornalismo pela Universidade de Taubaté. Hoje 70% do seu trabalho é focado na criação e desenvolvimento de novos produtos e sua apresentação a empresas. Nos 30% restantes atua com administração imobiliária.
Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!