— Aqui não há vagas, estamos lotados, E, pelo que eu saiba, não há pra ninguém! Estamos cheios de viajantes cansados,
Todos vieram para cá, pra Belém!
— Minha esposa pode ter um filho agora! Tenha pena: um lugar que a abriga! — Caiam fora daqui! Rua! Vão embora! Que pensam que são? Têm um deus na barriga?
Assim várias estalagens procuraram. Em nenhuma, encontraram onde ficar. Calados, José e Maria rezaram Pedindo quem lhes mostrasse um lugar!
Encontraram um aleijado incapaz Que vivia, dos bondosos, a piedade: — Eu conheço um bom lugar ali atrás, Onde me escondo por necessidade!
“É simples, tem vacas, burro e manjedoura Onde dá para abrigar esse neném! Está quase limpo. Só passar vassoura, Um lugar melhor do que esse não tem!”
A manjedoura, por um xale forrada, Foi o berço daquele pobre menino, Filho daquela que é a mais amada, Gerado e nascido com poder divino!
Eis que chegaram pastores assustados: — Viemos guiados por homens celestes! Cantavam tão alto, entusiasmados, Pensamos: que rei viria neste agreste?
“E, nesse estábulo, está um bebê, Que será, de todos pobres, nosso rei. Então, nós pastores seremos o quê? Teremos, em nosso favor, uma lei?”
“Seremos, por todos os céus, acolhidos? E os anjos nos darão suas guaridas?” — É Promessa! — disse um dos mais sofridos. — São promessas que estão sendo cumpridas!
E, então, chegaram três homens vistosos Que entraram naquela estrebaria. E todos os contemplaram receosos: Donde vieram? Quem cada um seria?
Homens de vestes douradas e sedosas, Portes de excelente proveniência, Se aproximaram. Feições amorosas. Se ajoelharam, como em penitência!
Eram sábios que trouxeram três presentes Mui raros, e, sobretudo, valiosos. Tinham significados diferentes Prevendo feitos únicos, grandiosos!
E a família encontrou acolhida, Não em casas, estalagens e pensões! Mas sim, dos sábios e dos pobres em vida, Nos ricos palacetes dos corações!
POSTAR UM NOVO COMENTÁRIO
COMENTÁRIOS
Postado por: Vania Binotti
24 DEZ. 2022 às 12:27
Como não buscar uma reflexão neste poema lindo?!
Postado por: Lucineia SCHULtz Lyra
20 DEZ. 2022 às 12:59
Parabéns !!
Lindo poema 👏👏🙏😘❤️
Postado por: GUIDO EDUARDO BASSOLI
20 DEZ. 2022 às 12:19
Lindo poema, Ricardo. Parabéns e um Feliz Natal para toda sua família!
Postado por: Márcia Louback
20 DEZ. 2022 às 11:14
Lindo poema que retratou o natal de Jesus. Aprecio e amo os textos do Sr. Ricardo Coelho. Parabéns!